Viver Bem com Hipertensão Arterial Pulmonar

Viver com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)

Relacionamentos, intimidade, a nossa vida pessoal, académica ou profissional são apenas alguns elementos importantes que, a par da saúde física, contribuem muito para a qualidade de vida de uma pessoa. Viver com Hipertensão Pulmonar pode influenciar muitos destes fatores (senão todos), por isso é importante reconhecer as necessidades de quem vive diariamente com esta doença.

Algumas atividades podem tornar-se mais desafiadoras após o diagnóstico de Hipertensão Arterial Pulmonar e, muitas vezes, são necessários ajustes.[1] É importante aceitar a doença e compreender que as mudanças no estilo de vida podem afetar o seu bem-estar físico, emocional e social.[1]

Embora desafiante, a Hipertensão Arterial Pulmonar pode, com o apoio adequado, ser gerida no dia a dia e assegurar qualidade de vida para os doentes.

Adaptar-se ao dia a dia com HAP pode levar tempo, tanto para si como para quem o rodeia.

Não está sozinho. Outros doentes de Hipertensão Arterial Pulmonar passaram por experiências semelhantes e existem muitas pessoas, incluindo a sua família e amigos, profissionais de saúde e associações de doentes, que podem ajudá-lo na gestão da sua doença.

living-well

Falámos com doentes, profissionais de saúde e associações de doentes, e reunimos sugestões e dicas práticas para o ajudar a gerir e a viver bem com Hipertensão Arterial Pulmonar.

Conheça o impacto da Hipertensão Arterial Pulmonar

Exploramos quatro aspetos importantes do dia a dia de quem vive com HAP – clique nos ícones para saber mais.

Associações de Doentes

Este website foi desenvolvido exclusivamente pela Janssen Pharmaceutica NV. A Associação de Doentes em baixo é um meio de informação adicional e independente que lhe pode ser útil. A mesma não esteve envolvida na criação deste website, nem tem qualquer responsabilidade em relação aos seus conteúdos.

PHA Europe icon
APHP - Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar

Site

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter

Email: geral@aphp.pt

Contactos:

+351914629053

+351918929933

Bibliografia

National Psoriasis Foundation. About psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriatic-arthritis/ Acedido em junho de 2020.
PAPAA. Psoriasis: a simple explanation. Disponível em: https://www.papaa.org/learn-about-psoriasis-and-psoriatic-arthritis/common-questions/psoriasis-a-simple-explanation/ Acedido em junho de 2020.
Coates LC and Helliwell PS. Clin Med 2017: 17(1):65-70.
Arthritis Foundation. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.arthritis.org/diseases/psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriatic-arthritis/ Acedido em junho de 2020.
WebMD. The emotional effects of psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.webmd.com/arthritis/psoriatic-arthritis/the-emotional-toll-of-psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
WebMD. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.webmd.com/arthritis/psoriatic-arthritis/psoriatic-arthritis-the-basics Acedido em junho de 2020.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson