Algumas atividades podem tornar-se mais desafiadoras após o diagnóstico de Hipertensão Arterial Pulmonar e, muitas vezes, são necessários ajustes.[1] É importante aceitar a doença e compreender que as mudanças no estilo de vida podem afetar o seu bem-estar físico, emocional e social.[1]
Embora desafiante, a Hipertensão Arterial Pulmonar pode, com o apoio adequado, ser gerida no dia a dia e assegurar qualidade de vida para os doentes.
Adaptar-se ao dia a dia com HAP pode levar tempo, tanto para si como para quem o rodeia.
Não está sozinho. Outros doentes de Hipertensão Arterial Pulmonar passaram por experiências semelhantes e existem muitas pessoas, incluindo a sua família e amigos, profissionais de saúde e associações de doentes, que podem ajudá-lo na gestão da sua doença.
Falámos com doentes, profissionais de saúde e associações de doentes, e reunimos sugestões e dicas práticas para o ajudar a gerir e a viver bem com Hipertensão Arterial Pulmonar.
Exploramos quatro aspetos importantes do dia a dia de quem vive com HAP – clique nos ícones para saber mais.
Este website foi desenvolvido exclusivamente pela Janssen Pharmaceutica NV. A Associação de Doentes em baixo é um meio de informação adicional e independente que lhe pode ser útil. A mesma não esteve envolvida na criação deste website, nem tem qualquer responsabilidade em relação aos seus conteúdos.
Bibliografia