open
Choose your language

Cuidadores

Cuidar de alguém com Mieloma Múltiplo

Cuidar de alguém com cancro pode ser complexo e exigente1 – física e emocionalmente. Um cuidador acompanha e presta apoio regular a quem dele precisa. Pode ser um amigo, parente próximo ou até mesmo um vizinho.1 Na maioria das vezes é um parceiro ou cônjuge.

Por isso, pode ser desafiante passar de uma situação em que o casal é saudável e ativo para um relacionamento em que um depende do outro para receber cuidados diários.1 Os cuidadores não recebem formação académica específica, ao contrário dos profissionais de saúde. Por isso, é importante que seja sincero consigo próprio e reconheça que assumiu o papel e as responsabilidades de um cuidador, para que possa socorrer-se de ajuda sempre que necessário.1

Como cuidador, é essencial reconhecer que pode precisar de apoio, por isso, sempre que precisar, converse com o médico.1 Os profissionais de saúde estão capacitados para o ajudar a identificar formas de obter apoio, seja prático ou financeiro, incluindo serviços de cuidadores locais ou assistência social.

Associações de Doentes

APCL – Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Site

Facebook

Instagram

Contacto: +351213422205

APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas

Site

Facebook

Instagram

Contactos:
+351225488000
+351914349313

ADL – Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma

Site

Facebook

Contacto: +351913314944