Emprego e Carreira

Emprego e Carreira na Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)

Muitas pessoas com Hipertensão Arterial Pulmonar receiam que as suas opções de carreira fiquem limitadas por causa da doença. Preocupar-se com as exigências físicas do trabalho e a fadiga que um emprego pode causar são preocupações comuns.

Quem vive com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) deve refletir sobre várias considerações como a escolha da carreira, o tipo de trabalho e a satisfação pessoal, ao mesmo tempo que gere o dia a dia com esta doença – porque a tarefa de encontrar um emprego ou manter uma carreira pode tornar-se mais difícil do que é comum.

Porém, com o apoio certo, muitas pessoas com Hipertensão Arterial Pulmonar podem desenvolver carreiras satisfatórias e sentir alegria no trabalho.

employment-and-careers

Se tem HAP e está à procura de emprego, deixamos algumas dicas úteis:

icon

Fale com o seu médico

  • A equipa de profissionais de saúde que o acompanha pode aconselhá-lo sobre o emprego mais adequado para si. Converse com o seu médico sobre os tipos de trabalho e/ou níveis de atividade mais adequados às suas necessidades de saúde atuais e futuras.
  • Considere partilhar os seus objetivos e ambições com a equipa que o acompanha, pois isso ajudá-los-á a aconselhá-lo sobre as suas metas profissionais e a desenvolver um plano de tratamento adequado.
icon

Procure apoio

  • As associações de doentes podem colocá-lo em contacto com outras pessoas com Hipertensão Pulmonar, que poderão partilhar consigo as suas experiências.
  • Informe-se se quiser colaborar com uma associação de doentes ou qualquer outra instituição por forma a enriquecer o seu currículo.
set-goals

Defina metas

Os processos de candidatura a um novo emprego podem levar algum tempo. Se está à procura de trabalho, estabeleça pequenas metas que ajudem a manter uma sensação de progressão e realização durante todo o processo de candidatura.

choose-something-you-will-enjoy

Faça o que gosta

  • Há uma grande variedade de carreiras possíveis para doentes com Hipertensão Arterial Pulmonar. Tente encontrar um emprego que corresponda aos seus interesses e objetivos profissionais, por forma a tornar o seu trabalho mais agradável.
  • Muitas pessoas com Hipertensão Arterial Pulmonar trabalham no setor da saúde porque a sua experiência lhes permite oferecer informações valiosas. Pondere se e de que forma pode usar o seu conhecimento e experiência na construção da sua carreira.
consider-flexible-working

Considere optar por um trabalho mais flexível

  • Na procura de emprego, considere opções a tempo parcial (part-time) e empregos que ofereçam a possibilidade de trabalhar remotamente e com horários de trabalho flexíveis, pois isso pode ajudar a reduzir a tensão sobre o seu corpo.
  • Procure emprego online e use plataformas que filtrem os resultados de acordo com as suas necessidades, como emprego a tempo parcial (part-time), trabalho a partir de casa ou horário de trabalho flexível.
  • Pondere desenvolver capacidades para futuros empregos que lhe permitam trabalhar a partir de casa ou ter horários flexíveis.
think-about-location

Pense na localização

Tenha em conta a localização e acessibilidade de qualquer local de trabalho. Vale a pena pensar em pormenores como a duração do trajeto e as distâncias entre casa e trabalho.

volunteering

Voluntariado

Considere fazer voluntariado ou formação online. Isso poderá proporcionar-lhe uma sensação de realização e propósito, caso não se sinta bem o suficiente para ter um emprego permanente.

Se foi diagnosticado com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) e está empregado, estas sugestões poderão ser úteis:

talk-to-your-employer

Fale com o seu empregador

Alguns empregos, sobretudo quando são fisicamente mais exigentes – como os que envolvem trabalhos pesados – podem ser um desafio se tiver Hipertensão Arterial Pulmonar. Se for o caso, converse com o seu empregador para perceber se as suas funções podem ser adaptadas para atender às suas necessidades. A solução pode passar por estabelecer intervalos regulares de descanso, ou até mudar para funções mais adequadas à sua condição clínica.


working-environment

Pense no seu ambiente de trabalho

Pense no seu ambiente de trabalho atual e de que forma pode afetar a sua saúde. Por exemplo, se trabalha num ambiente onde se verifica baixa qualidade do ar, talvez faça sentido pedir equipamentos que permitam sentir-se mais confortável ao realizar o seu trabalho.

keep-active

Mantenha-se ativo

Se for possível/aconselhado dentro do seu quadro clínico e se se sentir bem, talvez possa fazer exercícios simples e ligeiros, como caminhadas, principalmente se tiver um trabalho sedentário.[1] É importante que os doentes com Hipertensão Arterial Pulmonar se levantem periodicamente e caminhem e/ou pratiquem exercícios ligeiros.

consider-sharing-your-diagnosis

Considere partilhar o seu diagnóstico

Em alguns países, o trabalhador tem opção de escolha entre partilhar ou não o seu diagnóstico com a entidade empregadora. Explicar a Hipertensão Arterial Pulmonar pode ser um desafio, pois é possível que no seu local de trabalho nunca tenham ouvido falar da doença, mas embora algumas pessoas prefiram manter a sua doença longe do conhecimento da empresa, outras beneficiariam muito ao partilhar a sua condição com o empregador ou colegas de trabalho.


Encontrar um emprego que seja interessante e adequado às nossas necessidades é um desafio para todas as pessoas, quer se viva com HAP ou não. Não seja demasiado exigente consigo mesmo se estiver à procura de emprego ou se ainda não souber o que quer fazer.

Bibliografia

NHS. Pulmonary hypertension. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/pulmonary-hypertension/ Última vez acedido em: outubro de 2021.
American Lung Association. Learn about pulmonary arterial hypertension. Disponível em: https://www.lung.org/lung-health-diseases/lung-disease-lookup/pulmonary-arterial-hypertension/learn-about-pulmonary-arterial-hypertension Última vez acedido em: outubro de 2021.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson