Quem vive com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) deve refletir sobre várias considerações como a escolha da carreira, o tipo de trabalho e a satisfação pessoal, ao mesmo tempo que gere o dia a dia com esta doença – porque a tarefa de encontrar um emprego ou manter uma carreira pode tornar-se mais difícil do que é comum.
Porém, com o apoio certo, muitas pessoas com Hipertensão Arterial Pulmonar podem desenvolver carreiras satisfatórias e sentir alegria no trabalho.
Os processos de candidatura a um novo emprego podem levar algum tempo. Se está à procura de trabalho, estabeleça pequenas metas que ajudem a manter uma sensação de progressão e realização durante todo o processo de candidatura.
Tenha em conta a localização e acessibilidade de qualquer local de trabalho. Vale a pena pensar em pormenores como a duração do trajeto e as distâncias entre casa e trabalho.
Considere fazer voluntariado ou formação online. Isso poderá proporcionar-lhe uma sensação de realização e propósito, caso não se sinta bem o suficiente para ter um emprego permanente.
Alguns empregos, sobretudo quando são fisicamente mais exigentes – como os que envolvem trabalhos pesados – podem ser um desafio se tiver Hipertensão Arterial Pulmonar. Se for o caso, converse com o seu empregador para perceber se as suas funções podem ser adaptadas para atender às suas necessidades. A solução pode passar por estabelecer intervalos regulares de descanso, ou até mudar para funções mais adequadas à sua condição clínica.
Pense no seu ambiente de trabalho atual e de que forma pode afetar a sua saúde. Por exemplo, se trabalha num ambiente onde se verifica baixa qualidade do ar, talvez faça sentido pedir equipamentos que permitam sentir-se mais confortável ao realizar o seu trabalho.
Se for possível/aconselhado dentro do seu quadro clínico e se se sentir bem, talvez possa fazer exercícios simples e ligeiros, como caminhadas, principalmente se tiver um trabalho sedentário.1 É importante que os doentes com Hipertensão Arterial Pulmonar se levantem periodicamente e caminhem e/ou pratiquem exercícios ligeiros.
Em alguns países, o trabalhador tem opção de escolha entre partilhar ou não o seu diagnóstico com a entidade empregadora. Explicar a Hipertensão Arterial Pulmonar pode ser um desafio, pois é possível que no seu local de trabalho nunca tenham ouvido falar da doença, mas embora algumas pessoas prefiram manter a sua doença longe do conhecimento da empresa, outras beneficiariam muito ao partilhar a sua condição com o empregador ou colegas de trabalho.