Sobre o Moving Fourth

Sobre o Moving Fourth

O Comité de Direção do “Moving Fourth”

O Comité de Direção do "Moving Fourth" (Steering Committee) é composto por profissionais de saúde e um representante dos interesses dos doentes, todos especializados em VIH. Unidos na luta por uma vida mais saudável para as pessoas que vivem com VIH, estão comprometidos em fornecer recomendações e ferramentas práticas para o tratamento desta doença.

Dr Joop Arends

Médico Internista especializado em Doenças Infeciosas, fundador da HappiApp, membro da Direção da HappiApp Foundation e Diretor da PatientApp - Países Baixos.

Dr Thomas Buhk

Médico Internista especializado em Doenças Infeciosas no Centro para Doenças Infeciosas em Hamburgo (ICH Hamburg) - Alemanha.

Mario Cascio

Presidente do Programa de Qualidade de Vida do Grupo Europeu para o Tratamento da SIDA (GETA) - Itália.

Dr Adrian Curran

Médico Internista especializado em Doenças Infeciosas no Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital Universitário Vall d'Hebron - Barcelona (Espanha).

Dr Giovanni Guaraldi (Presidente)

Professor Associado de Doenças Infeciosas e Diretor da Clínica Metabólica VIH de Modena (MHMC) - Itália.

Dr Eugénio Teófilo

Médico Internista no Serviço de Medicina Interna no Hospital dos Capuchos - Lisboa (Portugal).

Dr Guido van den Berk

Médico Internista especializado em Doenças Infeciosas no Serviço de Medicina Interna no Hospital Municipal Grande Amesterdão (OLVG) - Países Baixos.

Christian Verger contribuiu para o Primeiro Capítulo do “Moving Fourth” (2019), mas descontinuou posteriormente as suas funções no Comité de Direção e nos capítulos subsequentes (2020, 2021).

Publicações

Capítulo 1 | “Moving Fourth”: Visão para alcançar uma vida saudável com VIH para além da supressão viral

Resumo do primeiro capítulo da iniciativa “Moving Fourth”, publicado na AIDS Reviews em 2019.

Capítulo 2 | “Moving Fourth”: Apresentação de um kit de ferramentas para a tomada de decisões partilhada para facilitar uma vida saudável para além da supressão viral do VIH.

Resumo do segundo capítulo “Moving Fourth”, publicado na AIDS Reviews em 2021.

Recursos

Recomendações de “instrumentos de medição dos resultados reportados pelos doentes (Patient Reported Outcome Measures – PROM)”[1], alternativas e onde encontrá-las

O Comité de Direção do "Moving Fourth" (Steering Committee) reconhece que não é fácil definir o que é “qualidade de vida”, sobretudo para as pessoas que vivem com VIH. Os instrumentos de medição dos resultados reportados pelos doentes (PROM) são ferramentas eficazes que permitem reunir informação sobre o estado de saúde da pessoa que vive com VIH. O nosso comité conduziu, de forma sistematizada, auditorias aos instrumentos de medição dos resultados reportados pelos doentes, tendo em vista os fatores de qualidade de vida delineados na etapa "Perguntar e Medir" do guia Metas de Saúde para Mim. Abaixo, a lista de PROMs recomendados e respetivas alternativas resultantes deste trabalho de revisão aprofundada.[2]

Bibliografia

Estas recomendações integram o objetivo do Comité de Direção do “Moving Fourth” de oferecer orientações práticas sobre o sistema "Perguntar e Medir". Estes instrumentos de medição dos resultados reportados pelos doentes (PROM) foram escolhidos mediante uma auditoria aos PROMs existentes e disponíveis no domínio público e aos PROMs já conhecidos pelos membros do Comité de Direção no âmbito da sua prática clínica. No processo de seleção e recomendação de PROMs, estes foram analisados e pontuados à luz de três critérios: facilidade de uso, validação e disponibilidade. Tal como acontece em todas as pesquisas e processos de revisão, embora tenha havido um esforço para incluir alguns PROMs disponíveis para cada área, optou-se pela exclusão de muitos PROMs que não são largamente utilizados ou que não estão disponíveis para uso imediato.
Estes PROMs foram identificados numa reunião do Comité de Direção que teve por base a experiência e prática clínica dos seus membros.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson