A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) é uma doença rara e grave. No entanto, nos últimos anos foram feitos importantes avanços científicos no que respeita a esta doença.[1][2] Existem atualmente várias opções de tratamento, e o conhecimento sobre a doença continua a aumentar. Nesse sentido, é importante que as pessoas que vivem com HAP saibam o que esperar do tratamento e do dia a dia com esta doença. [1][2]
A Carta ao Doente com Hipertensão Arterial Pulmonar foi criada por um grupo internacional composto por doentes, representantes de associações de doentes e profissionais de saúde.
A ferramenta é o resultado da partilha de experiências pessoais e conhecimentos relacionados com a Hipertensão Arterial Pulmonar, e foi elaborada para assegurar que todos os envolvidos estão cientes dos cuidados que os doentes devem esperar – do diagnóstico à gestão da doença.
Esperamos que os conteúdos da Carta ao Doente com HAP o ajudem a si, aos cuidadores e profissionais de saúde a:
Comunicarem eficazmente entre si
Tomarem decisões em conjunto
Concordarem um plano de tratamento adequado
Achou a Carta ao Doente com HAP um recurso útil?
Se quiser e for utilizador, pode partilhar esta página no Twitter, ajudando-nos a divulgar mais informação sobre a Hipertensão Arterial Pulmonar.
A Carta ao Doente com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) resume os padrões de cuidados integrados que se acredita que todos os doentes com HAP devem receber.
Este documento baseia-se nas diretrizes mais atuais (2015) da Sociedade Europeia de Cardiologia (SEC) e da Sociedade Respiratória Europeia (SRE), que são reconhecidas internacionalmente, e foi desenvolvido por um grupo internacional composto por doentes, representantes de associações de doentes e profissionais de saúde.
E: info@phev.de
W: www.phev.de
O Kit de Conversação Inspirar, Expressar reconhece que todos têm uma história para contar sobre a sua Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) e foi criado para ajudar a amplificar a voz e as experiências dos doentes.
Neste Kit de Conversação encontrará ferramentas úteis, criadas com o apoio de doentes com HAP, que o ajudarão a aumentar a sua confiança e papel ativo na gestão da doença.
Bibliografia