Todas as pessoas são únicas

Todas as pessoas são únicas

De momento, não existe uma cura para a artrite psoriática, mas o tratamento adequado para si pode ajudá-lo(a) a gerir os sintomas.[1] O que funciona bem para uma pessoa pode ser diferente para outra, e isto pode mudar ao longo do tempo, por isso é importante saber quais são as opções.[2] Dessa forma, pode ter uma conversa informada com o seu profissional de saúde. Veja as nossas sugestões para o(a) a ajudar durante a sua consulta.

everyone is unique

Para o tratamento ter as melhores hipóteses de funcionar, é importante segui-lo exatamente como o médico aconselhou.3 Se tiver alguns receios ou se achar que o tratamento não está a gerir a artrite psoriática conforme pretendido, ou tão bem como antes, fale com o seu profissional de saúde.4 Algumas pessoas podem ter receio de falar sobre a insatisfação ou preocupações pois isso pode significar que acabam com algo pior ou sem nada.5 Mas é muito importante ter uma conversa aberta e sincera com o seu médico.

PRINCIPAL DICA
“Demorei muito tempo até descobrir o que funciona para mim e para me sentir confortável na minha própria pele”.*

Existem muitos tratamentos, por isso, poderá demorar algum tempo até encontrar o mais adequado para si.6 O que lhe receitarem poderá depender de:[2]789

  • Do tipo e da gravidade da sua artrite psoriática
  • Do seu estilo de vida e planos
  • Com que frequência gostaria de receber tratamento
  • O equilíbrio entre os riscos e as vantagens do tratamento
  • A sua saúde geral
  • Interações com outros medicamentos que esteja a tomar
  • Se está grávida ou se pretender engravidar
Se é uma das cerca de 80% das pessoas com artrite psoriática que também têm psoríase10, o seu reumatologista e dermatologista poderão trabalhar em conjunto para ajudar a decidir o seu tratamento11

Poderá ter interesse em

Como preparar a consulta com o seu médico

Faça com que todos os momentos da consulta contem.

Tem de consultar o médico presencialmente?

Nem sempre pode ser preciso consultar o seu médico de forma presencial.

Sobre os tratamentos

Descubra quais são as opções possíveis.

*Representativo da experiência de doentes

Bibliografia

NHS. Pulmonary hypertension. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/pulmonary-hypertension/ Última vez acedido em: outubro de 2021.
American Lung Association. Learn about pulmonary arterial hypertension. Disponível em: https://www.lung.org/lung-health-diseases/lung-disease-lookup/pulmonary-arterial-hypertension/learn-about-pulmonary-arterial-hypertension Última vez acedido em: outubro de 2021.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson