Markus, 54

big-art

Markus, 54

Passaram oito ou nove anos desde o meu último episódio. Acho que se pode dizer que recuperei, embora por vezes eu não sinta que assim seja.

Lembro-me de ter tido problemas pela primeira vez quando era adolescente, na escola. Na altura, a vida não era muito boa para ninguém da minha família mas, em vez de falar sobre isso, descarreguei as minhas frustrações noutras pessoas. A única coisa com que me preocupava era este cão de peluche que guardava ao fundo da minha cama. Dei-lhe o nome de Milo e costumava contar-lhe tudo. Ele era o meu rochedo.

Apesar do meu comportamento terrível, consegui entrar na faculdade. Foi nessa altura que as coisas começaram a piorar. Em vez de me abrir, fechei-me completamente. Senti-me perdido. Como se eu não fosse bom em nada.

Estar deprimido era uma tortura. Quase tudo o que me rodeava me causava pavor e preocupação constantes, e o tratamento que parecia não funcionar. Sozinho num buraco e com o coração destroçado. Em determinada altura, este fui eu durante semanas e semanas e, honestamente, começamos a acreditar que não há esperança.

Não tinha muitos amigos chegados, mas dois deles apoiaram-me muito. Bom, apoiaram-me na medida do possível, comigo permanentemente num estado destes. Eles acompanharam-me ao psiquiatra que acabou por me diagnosticar uma perturbação depressiva major. De certo modo, senti-me aliviado. O meu companheiro permanente tinha um nome. Algo a que me podia agarrar e tentar compreender.

A minha depressão já não me define, mas faz, ainda assim, parte da minha vida. Sei o que sinto quando está a chegar e, quando chega, tenho pessoas que me amam e se preocupam comigo. São literalmente salva-vidas e não consigo imaginar onde estaria se não fossem elas. Demorou muito tempo a chegar aqui, mas aqui estou eu.

O Milo também continua comigo. É um bom ouvinte, mas tenho a certeza que por vezes me vê de forma estranha. Acho que consigo viver com isso.

Bibliografia

NHS. Psoriasis: symptoms. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
WebMD. Psoriasis. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-pro... Acedido em junho de 2020.
British Association of Dermatologists patient hub; Psoriasis: an overview. Disponível em: https://www.skinhealthinfo.org... Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. About Psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. Guttate psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/abou... Acedido em junho de 2020.
DermNet NZ. Guttate psoriasis. Disponível em: https://dermnetnz.org/topics/g... Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. Inverse psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/abou... Acedido em junho de 2020.
Singh RK, et al. Psoriasis: Targets and Ther. 2016:6 93–104.
National Psoriasis Foundation. Erythrodermic psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/abou... Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. Pustular psoriasis. Disponível em:https://www.psoriasis.org/abou... Acedido em junho de 2020.
British Association of Dermatologists patient hub; Psoriasis: an overview. Disponível em: https://www.skinhealthinfo.org... Acedido em junho de 2020.
DermNet NZ. Nail psoriasis. Disponível em: https://dermnetnz.org/topics/nail-psoriasis/ Acedido em junho de 2020.
Bagel J and Schwartzman S. Am J Clin Dermatol 2018;19:839-852.
Ritchlin CT, et al. N Engl J Med 2017;376:957-970.
National Psoriasis Foundation. About psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/abou... Acedido em junho de 2020.
Arthritis Society. About arthritis. Disponível em: https://arthritis.ca/about-art... Acedido em junho de 2020.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson