open
Choose your language

Leucemia Linfocítica Crónica (LLC)

A sua equipa de profissionais de saúde

A sua equipa multidisciplinar inclui vários profissionais de saúde que vão apoiá-lo e orientá-lo na sua Leucemia Linfocítica Crónica e estarão disponíveis para responder às questões que possa ter em qualquer momento do seu dignóstico.

Conhecer a sua equipa multidisciplinar

A sua equipa multidisciplinar vai incluir vários profissionais de saúde especializados, entre os quais poderá ser composta por:

Hematologista

O Hematologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sangue, incluindo alguns tipos de cancro. Os Hematologistas vão supervisionar os seus cuidados de saúde durante todo o tratamento e podem trabalhar em conjunto com Oncologistas, ou em alguns casos, o Oncologista pode liderar a equipa de tratamento.

Patologista

O Patologista é um médico que estuda células e tecidos do corpo.

Equipa de Cuidados Paliativos

A equipa de cuidados paliativos trabalha em colaboração com a equipa de hemato-oncologia para prevenir e tratar os sintomas e efeitos adversos do cancro e respetivo tratamento. Os cuidados paliativos são particularmente úteis quando o doente está a sentir dor, desconforto ou outros sintomas apesar de já estar a receber tratamento.

Enfermeiros de Oncologia/Enfermeiros de Hematologia

Os Enfermeiros Oncológicos são enfermeiros que se especializam no tratamento de doentes com cancro. Os Enfermeiros Hematológicos são enfermeiros que se especializam no tratamento de pessoas com doenças sanguíneas. Ambos desempenham papéis que vão desde fazer exames físicos e administrar quimioterapia ou outros medicamentos, até coordenar os cuidados com a equipa de oncologia, educar e apoiar os doentes e as suas famílias.

Oncologista

O Oncologista é um médico especializado no tratamento e diagnóstico do cancro, que supervisiona os seus cuidados durante todo o tratamento. É possível que tenha mais do que um Oncologista durante o seu tratamento e pode também ter um Hematologista. Às vezes, o Hematologista pode substituir um Oncologista, pois tendem a especializar-se em cancros sanguíneos e respetivos tratamentos.

Radiologista

O Radiologista é um médico que usa imagens para ajudar a diagnosticar doenças.

Radioterapeuta

O Radioterapeuta opera as máquinas que administram o tratamento de radioterapia e trabalham com o Oncologista para planear o seu tratamento.

Cardiologista

Os Cardiologistas diagnosticam, avaliam e tratam doentes com anomalias e doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Para doentes com Leucemia Linfocítica Crónica, eles podem ajudar a gerir alguns efeitos adversos do tratamento.

Pode também consultar uma variedade de profissionais de saúde ou de assistência social como um fisioterapeuta, um nutricionista, um terapeuta ocupacional, um radiologista (alguém especializado em imagens humanas - por exemplo, raios-x), ou um psicólogo.

O que esperar das Consultas

Quando for às consultas com o seu Hematologista, ele fará um exame completo e perguntas sobre como se está a sentir e o seu bem-estar geral. Irá também rever os seus exames e resultados de testes que tenha feito anteriormente.

Pode ser útil anotar quaisquer dúvidas, pensamentos ou sentimentos que teve antes da sua consulta, para que possa discuti-los com o seu médico ou equipa multidisciplinar. Por vezes, as consultas podem ser avassaladoras e ter consigo as suas anotações pode ajudá-lo a manter o foco. Pode ser útil conversar com um familiar ou amigo próximo sobre como se está a sentir e convidá-lo a acompanhar as suas consultas para fazer anotações.

Perguntas para fazer à sua equipa de saúde

A lista abaixo inclui algumas questões que podem ser úteis:

  • Quão avançada está a minha doença?
  • Que tratamentos posso iniciar?
  • Quanto tempo vai durar o meu tratamento?
  • Quais serão os efeitos adversos?
  • Posso participar num ensaio clínico?
  • Que testes vou precisar de fazer?
  • O que irão mostrar os testes?
  • Quanto tempo vai demorar até ter os resultados?
  • Quão comum é a Leucemia Linfocítica Crónica?
  • Existe alguma coisa que devo ou não devo comer?
  • Como é que a Leucemia Linfocítica Crónica vai afetar a minha vida quotidiana?
  • Onde posso obter apoio e ajuda financeira?
  • Preciso de ajuda para lidar com os meus sentimentos – onde posso ir?
  • Pode direcionar-me para alguns grupos de apoio?

Associações de Doentes

Este website foi desenvolvido exclusivamente pela Janssen Pharmaceutica NV. As Associações de Doentes e as fontes listadas em baixo são meios de informação adicional e independente que lhe podem ser úteis. Os mesmos não estiveram envolvidos na criação deste website, nem têm qualquer responsabilidade em relação aos seus conteúdos.

APCL – Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Site

Facebook

Instagram

Contacto: +351213422205

APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas

Site

Facebook

Instagram

Contactos:
+351225488000
+351914349313

ADL – Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma

Site

Facebook

Contacto: +351913314944

Bibliografia

National Psoriasis Foundation. About psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. The immune system and psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/research/science-of-psoriasis/immune-system Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
WebMD. Dealing with psoriasis. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-pro... Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: symptoms. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriasis/symptoms/ Acedido em junho de 2020.
Rendon A and Schäkel K. Int J Mol Sci. 2019 Mar; 20(6): 1475.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.
WebMD. What triggers a psoriasis flare up. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/psoriasis/qa/what-triggers-a-psoriasis-flareup Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
British Association of Dermatologists patient hub; Psoriasis: an overview. Disponível em: https://www.skinhealthinfo.org... Acedido em junho de 2020.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.