Gerir a fadiga

Gerir a fadiga

A fadiga extrema é um aspeto comum da vivência com a DII. Embora possa não ser percetível para os outros, pode ter um enorme impacto em todos os aspetos da sua vida quotidiana, incluindo o trabalho, a educação, a socialização e as relações.1

Os seguintes pontos podem ser úteis se tiver tendência a sofrer de períodos de fadiga:1


warning

Identifique os seus sinais de aviso:

Aprenda a reconhecer a fadiga iminente e certifique-se de que tira o tempo necessário para descansar.

holidays

Tire férias!

Muitas pessoas que vivem com DII dizem que até mesmo uma pequena pausa relaxante pode restaurar os níveis de energia e fazê-los sentir-se mais positivos - tanto emocional como fisicamente.

Economize energia

Economize energia

Poupe o seu tempo livre para coisas de que gosta e planeie a sua agenda de acordo com as suas necessidades.

exercise

Procure o exercício que melhor se adapta a si:

O exercício é importante para o seu bem-estar geral e pode ajudá-lo a gerir a sua DII.

Se se sentir suficientemente bem, poderá explorar exercícios suaves, tais como yoga ou natação ligeira, antes de tentar atividades mais exigentes.

Coma de forma saudável

Coma de forma saudável:

À semelhança do exercício, comer bem é uma parte importante da gestão da sua DII. Pode facilitar muito as suas tarefas planeando as refeições com antecedência, preparando diversas porções e congelando as refeições para que tenha sempre à mão uma boa refeição.

sleep

Durma o suficiente:

É importante ter regularmente uma boa noite de sono. Se não descansar corretamente isso fará com que se sinta esgotado e poderá causar crises, ou agravá-las.

graphic_fatigue

Bibliografia

1. Crohn’s & Colitis UK. Fadiga na DII. Disponível em: http://www.fatigueinibd.co.uk/patient-information/.[Último acesso em dezembro de 2022]

Bibliografia

Magro, F. et al, PGI6 Burden of Disease and Cost of Illness of Inflammatory Bowel Disease in Portugal. Value in Health, Volume 23, S533 - S534
Azevedo, LF, Magro, F, Portela, F. Estimating the prevalence of inflammatory bowel disease in Portugal using a pharmaco-epidemiological approach. Pharmacoepidemiol Drug Saf 2010; 19: 499–510.
Mayo Clinic. Inflammatory Bowel Disease (IBD). 2021.