Relações

Relações

Um dos maiores problemas enfrentado pelas pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII) é o medo de ficarem socialmente isoladas.1 Aqui estão algumas sugestões úteis para lidar com este medo:


graphic_boy_and_girl_on_sofa
icon_friends_and_family

Amigos e famíla²

  • Fale com a sua família e amigos - falar abertamente sobre os seus problemas pode ajudá-los a compreender.
  • Explique que os planos podem ter que ser cancelados à última hora. Nem todos serão sempre compreensivos, mas é fundamental que dê prioridade à sua saúde. Não deve sentir-se culpado se precisar de sair mais cedo ou até nem comparecer.
  • Os seus amigos podem fazer perguntas que podem parecer estranhas, mas aceite que as pessoas que não sofrem de DII não sabem muito sobre a doença.
  • Podem até dar sugestões tolas ou dizer-lhe coisas que já sabe. Lembre-se que estão a tentar ajudar, por isso explique simplesmente que está a gerir a sua condição e que sabe o que é melhor para si.
icon_intimate_relationships

Relações íntimas3-4

A DII pode interferir com as relações íntimas. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a gerir a situação um pouco melhor:

  • Seja honesto/a com o/a seu/sua parceiro/a: Fale abertamente dos seus sentimentos. Explique os impactos emocionais e físicos da DII, e como podem afetar a intimidade.
  • Pode ser benéfico explicar que por vezes existe uma discrepância entre a forma como se sente emocionalmente e a forma como se sente fisicamente.
  • Esteja preparado para algumas conversas difíceis; nem todos os potenciais parceiros compreenderão as suas preocupações. Poderá ter de decidir se essa pessoa é ou não adequada para si.

Poderá encontrar mais informações nos seguintes websites:


Bibliografia

  1. Sajadinejad MS, era/. Gastroenterol Res Pract 2012;2012:106502.
  2. Mulheres Saudáveis. 10 Sugestões para amigos e familiares que apoiam alguém com DII. Disponível em: https://www.healthywomen.org/real-women-real-stories/10-tips-friends-and-family-supporting-someone-ibd. [Último acesso em dezembro de 2022]
  3. Famílias Resilientes. Tipos de intimidade. Disponível em: https://resilientfamilies.com/tag/types-of-intimacy/. [Último acesso em dezembro de 2022]

Bibliografia

National Psoriasis Foundation. About psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriatic-arthritis/ Acedido em junho de 2020.
PAPAA. Psoriasis: a simple explanation. Disponível em: https://www.papaa.org/learn-about-psoriasis-and-psoriatic-arthritis/common-questions/psoriasis-a-simple-explanation/ Acedido em junho de 2020.
Coates LC and Helliwell PS. Clin Med 2017: 17(1):65-70.
Arthritis Foundation. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.arthritis.org/diseases/psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriatic-arthritis/ Acedido em junho de 2020.
WebMD. The emotional effects of psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.webmd.com/arthritis/psoriatic-arthritis/the-emotional-toll-of-psoriatic-arthritis Acedido em junho de 2020.
WebMD. Psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.webmd.com/arthritis/psoriatic-arthritis/psoriatic-arthritis-the-basics Acedido em junho de 2020.
Logo Janssen | Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson