Gravidez e Maternidade

Gravidez e Maternidade

Se está a pensar em constituir família ou está grávida, pode ter dúvidas sobre como a DII (doença inflamatória do intestino) a pode afetar, nomeadamente qualquer aspeto que precise de considerar, bem como quem contactar para se aconselhar. A boa notícia é que a maior parte das mulheres com DII que querem ter filhos passam por uma gravidez saudável e têm um bebé saudável.1


Converse com o seu médico sobre os planos para engravidar

Se sofrer de DII, é importante consultar o seu médico de clínica geral (CG) bem como o seu gastroenterologista assim que decidir que quer engravidar, para que eles possam determinar o melhor plano de tratamento para si.

Embora a toma de alguns medicamentos seja considerada segura durante a gravidez, alguns devem ser evitados, por isso é relevante debater este assunto cuidadosamente com os seus médicos.1 Eles aconselhá-la-ão sobre como se manter saudável durante a gravidez e responderão a quaisquer perguntas que tenha sobre como a DII pode afetar uma gravidez. As associações de doentes também prestam apoio quando se está a preparar para a maternidade.

marta_doctors-01

Durante a gravidez

mother_son_kiss_baby

Faça pausas regulares

A gravidez pode ser cansativa, e a DII pode contribuir para isso, por esta razão, é importante ter tempo para descansar.

Mantenha-se em contacto com o seu médico

Se tiver dúvidas quanto ao seu tratamento, ou se estiver a considerar interromper a sua medicação, certifique-se de que fala primeiro com o seu médico de clínica geral ou gastroenterologista.

Se receia que a gravidez possa agravar a sua DII, o seu médico também a pode ajudar. Segundo as pesquisas disponíveis se, quando engravidar, sofrer de DII ligeira ou inativa é pouco provável que piore durante a gravidez.1 Se engravidar enquanto a sua doença estiver ativa, é mais provável que se mantenha ativa durante a gravidez.1 O seu médico poderá analisar as suas circunstâncias pessoais e determinar a melhor forma de lidar com a doença durante a gravidez.

Quando o seu bebé nascer

Se tiver dúvidas quanto à toma dos seus medicamentos para a DII durante a amamentação, é importante falar do assunto com os seus médicos, uma vez que nem todos os medicamentos podem ser tomados durante este período.1

Veja o vídeo 'My IBD Journey (A minha viagem com DII): Gravidez e Maternidade', para obter conselhos úteis sobre como constituir uma família, gravidez e os primeiros dias de maternidade.



Este vídeo foi produzido pela Janssen, em colaboração com a European Federation of Crohn's and Ulcerative Colitis Associations (EFCCA) (Federação Europeia das Associações de Crohn e Colite Ulcerosa). Para mais informações sobre a EFCCA, por favor visite http://www.efcca.org/


Bibliografia

  1. Crohn’s & Colitis Foundation. Viver com Colite Ulcerosa. Disponível em: https://www.crohnscolitisfoundation.org/justlikeme/living-with-crohns-and-colitis [Último acesso em dezembro de 2022].

Bibliografia

Magro, F. et al, PGI6 Burden of Disease and Cost of Illness of Inflammatory Bowel Disease in Portugal. Value in Health, Volume 23, S533 - S534
Azevedo, LF, Magro, F, Portela, F. Estimating the prevalence of inflammatory bowel disease in Portugal using a pharmaco-epidemiological approach. Pharmacoepidemiol Drug Saf 2010; 19: 499–510.
Mayo Clinic. Inflammatory Bowel Disease (IBD). 2021.