Já experimentou uma consulta <em>online</em>?

Já experimentou uma consulta online?

As consultas online com um médico têm vindo a tornar-se cada vez mais comuns pois ajudam a tornar os cuidados de saúde mais convenientes. Sendo que a COVID-19 faz agora parte das nossas vidas, uma consulta online pode ser uma solução ideal para algumas situações, especialmente reduzindo o risco de infeção causada pelo contacto próximo. Se por algum motivo não puder deslocar-se até junto do seu médico, poderá não ser necessário cancelar a consulta. Poderá ser possível realizar a consulta no conforto da sua sala de estar, por exemplo, através de uma aplicação de videochamada como o FaceTime ou o Skype.

Seis formas de fazer com que uma consulta online funcione para si:

  • Arranje um local calmo onde ninguém o(a) perturbe.
  • Tome notas com antecedência sobre qualquer coisa que queira discutir, seja específico(a) sobre as suas preocupações, sintomas e perguntas.
  • Envie fotografias da sua pele e, se possível, fotografias de como pode ter mudado.
  • Tente tirar fotografias com luz natural forte, sem maquilhagem e de diferentes ângulos.
  • Prepare-se para responder a perguntas sobre o seu historial clínico.
  • Siga quaisquer conselhos ou instruções que lhe forem dados.
virtual-consultation

Embora possa continuar a ter de consultar um profissional de saúde presencialmente, uma consulta online poderá dar-lhe o que necessita, incluindo aconselhamento, paz de espírito e um plano de tratamento.

Se estiver em tratamento com medicamentos biológicos ou imunossupressores e tiver preocupações sobre a COVID-19, a EUROPSO, a organização central europeia que acolhe todos os movimentos relacionados com a psoríase, afirma que este não é um grupo de risco para desenvolver formas graves do coronavírus. Pedem que os doentes não façam alterações aos regimes de tratamento sem falar com um profissional de saúde. Consulte o site da EUROPSO para mais informações.

Poderá ter interesse em

Como preparar a consulta com o seu médico

Faça com que todos os momentos da consulta contem.

Registe como se está a sentir

Pode ser fácil perder noção de como tem estado se não tomar notas.

Bibliografia

National Psoriasis Foundation. About psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. The immune system and psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/research/science-of-psoriasis/immune-system Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
WebMD. Dealing with psoriasis. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-pro... Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: symptoms. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriasis/symptoms/ Acedido em junho de 2020.
Rendon A and Schäkel K. Int J Mol Sci. 2019 Mar; 20(6): 1475.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.
WebMD. What triggers a psoriasis flare up. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/psoriasis/qa/what-triggers-a-psoriasis-flareup Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
British Association of Dermatologists patient hub; Psoriasis: an overview. Disponível em: https://www.skinhealthinfo.org... Acedido em junho de 2020.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.