A Saúde Mental é uma parte essencial da saúde geral e de bem-estar. Uma boa saúde mental significa ser capaz de reconhecer as suas próprias habilidades, adaptar-se ao stress normal do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e contribuir para o funcionamento da comunidade.
Vários fatores sociais, psicológicos e biológicos determinam o grau de bem-estar emocional. Se uma pessoa tem um padrão de comportamento ou pensamento que causa sofrimento significativo ou que está a ter um impacto negativo na sua vida, poderá beneficiar de aconselhamento médico.
A disciplina de neurociência é a chave para entender o funcionamento do cérebro. O processo de investigação e desenvolvimento em neurociências pretende fornecer opções de tratamento inovadoras que possam ajudar pessoas que lutam contra problemas de saúde mental.
Ao longo de mais de 60 anos, a Janssen tem sido pioneira no campo das neurociências. Focada em abordar as necessidades dos doentes, a missão da Janssen passa por reduzir o impacto das doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas graves.
Nesse sentido, pretendemos desenvolver novas soluções que melhorem e transformem positivamente a vida das pessoas que vivem com uma doença mental.
A Janssen pretende melhorar a vida dos doentes. Dessa forma, está comprometida com o desenvolvimento de medicamentos inovadores e eficazes, e com o uso de tecnologias que forneçam diagnósticos precoces e precisos.
Nós trabalhamos e apoiamos várias associações de doentes. Estas parcerias aprimoram a nossa compreensão sobre as condições neurológicas e permitem-nos incorporar as suas perspetivas no nosso trabalho, fornecendo informação que nos possibilita ir ao encontro de respostas para as necessidades não atendidas dos doentes. Por exemplo, no âmbito da Esclerose Múltipla, realizámos uma investigação global para explorar o impacto da fadiga nos doentes, sendo este um dos muitos sintomas invisíveis da doença. Ao trabalhar de perto com doentes e cuidadores, desenvolvemos ferramentas práticas e iniciativas públicas para ajudar as pessoas que vivem com Esquizofrenia, Depressão ou Esclerose Múltipla a gerir a sua doença.
Todos os anos, estreitamos relações com vários parceiros e com a academia. Estas alianças assumem várias formas, mas o nosso objetivo é sempre o mesmo: avançar na investigação científica e encontrar soluções que beneficiem doentes, profissionais de saúde e a sociedade como um todo. Procuramos ativamente novos caminhos de colaboração, sobretudo com empresas de saúde e tecnologia com ideias semelhantes que reflitam o nosso compromisso, visão e mentalidade inovadoras no âmbito da Saúde Mental.
Em 60 anos de investigação, a Janssen desenvolveu mais de 20 medicamentos e soluções eficazes para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central, incluindo dois psicofármacos reconhecidos como essenciais pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Trata-se de um documento que agrega a informação pertinente relativa a apoios e recursos nas áreas da segurança social, educação, emprego, formação profissional, entre outras.
A Esquizofrenia é uma doença mal compreendida e estigmatizante. Muitas vezes cria-se a perceção errada de que a pessoa com Esquizofrenia tem múltiplas personalidades, o que não é o caso - a mente esquizofrénica não está dividida, mas despedaçada.
Estar de mau humor ou sentir-se triste porque algo de terrível aconteceu faz parte de uma vida normal e emocionalmente equilibrada. No entanto, estar sempre triste ou deprimido não é um estado normal. Existem diferentes tipos de Depressão e a Perturbação Depressiva Major (PDM) é um deles – é uma perturbação do humor de longa duração de base biológica, que inclui sintomas como humor depressivo, perda de interesse e prazer, e redução de energia. Dependendo do número e gravidade dos sintomas, um episódio depressivo pode ser categorizado como ligeiro, moderado e grave.
A Doença de Alzheimer é uma forma de demência que destrói as células cerebrais durante um longo período de tempo. Afeta a memória, o pensamento, a orientação, a linguagem, o processo de tomada de decisão e a capacidade de realizar tarefas simples. Não se trata de uma característica normal do envelhecimento, mas de uma doença neurodegenerativa progressiva.
A campanha Breaking Depression sensibiliza para os desafios de viver com diferentes tipos de depressão, incluindo a Perturbação Depressiva Major.