Artrite Psoriática

Artrite Psoriática

Para quem tem Artrite Psoriática, pode ser difícil acordar todas as manhãs. Os joelhos, cotovelos e mãos podem não responder de forma eficaz às solicitações do cérebro; e as erupções cutâneas visíveis lembrá-lo-ão das dores de que padece. Na Artrite Psoriática, o sistema imunitário ataca as articulações, causando dor, inchaço, fadiga e rigidez nestas estruturas do corpo humano. Tal pode dificultar a execução de tarefas simples no dia-a-dia. Os sintomas da Artrite Psoriática surgem sob a forma de surtos, sendo, por isso, intermitentes. Através de um tratamento adequado e algumas alterações no estilo de vida, é possível conviver com a Artrite Psoriática.


O que é a Artrite Psoriática?

A Artrite Psoriática é uma doença inflamatória imunomediada crónica que afeta as articulações. Por outras palavras, é uma forma de artrite que afeta algumas pessoas com Psoríase. Embora a maioria das pessoas desenvolva Psoríase em primeiro lugar, por vezes pode acontecer que os problemas nas articulações surjam antes das manchas. Quase 80% das pessoas com Artrite Psoriática também tem Psoríase.

Como a Artrite Psoriática decorre de um problema do sistema imunitário, geralmente existe a probabilidade de o doente desenvolver outro tipo de patologias, como diabetes, doença cardiovascular, doença inflamatória intestinal, doença ocular autoimune ou fibromialgia. Além disso, o custo emocional da doença e a sua cronicidade podem levar a quadros de depressão

Sem os tratamentos e cuidados adequados, a Artrite Psoriática pode agravar-se e, eventualmente, tornar-se incapacitante.

Ir além das expectativas

Ir além das expectativas

Artrite Psoriática: sintomas

Os sintomas mais comuns de Artrite Psoriática são dor, rigidez e inchaço nas articulações. A Artrite Psoriática pode afetar qualquer articulação do corpo, bem como criar pontos sensíveis onde tendões e ligamentos se unem aos ossos. Outros sintomas podem incluir fadiga, inchaço nos dedos das mãos e pés, alterações nas unhas, insónia e inflamação ocular (uveíte).

Esses sintomas físicos são intermitentes e variam em função da gravidade, uma vez que os surtos da doença podem alternar com períodos de remissão da mesma.

Existem cinco tipos de Artrite Psoriática de acordo com as articulações afetadas:

  1. Poliartrite simétrica
    Este tipo de Artrite Psoriática afeta quatro ou mais articulações, geralmente as mesmas articulações em ambos os lados do corpo. Por exemplo, sentir dor e rigidez em ambos os joelhos, tornozelos ou pulsos.
  2. Oligoarticular assimétrica
    Esta tipologia afeta quatro ou menos articulações diferentes. Por exemplo, enquanto o seu pulso direito pode parecer saudável e normal, o pulso esquerdo pode parecer rígido e dorido. Podem surgir erupções cutâneas.
  3. Interfalangiana distal
    Já este tipo de Artrite Psoriática afeta principalmente as articulações dos dedos das mãos e dos pés.
  4. Asqueleto axial
    É uma forma de Artrite Psoriática que afeta as articulações da coluna vertebral. Os sintomas mais comuns são rigidez e dor no pescoço, costas e noutras articulações do corpo.
  5. Artrite mutilante
    É o tipo menos comum, afetando apenas 5% das pessoas com Artrite Psoriática. Os doentes com este tipo de Artrite Psoriática desenvolvem erupções vermelhas dolorosas e deformações nas articulações, o que lhes restringe os movimentos. Em alguns casos, este tipo de Artrite Psoriática também causa danos nos ossos.

Qual a incidência da Artrite Psoriática?

Dentro do espectro da Psoríase, uma doença crónica relativamente comum que afeta cerca de 2 a 3% da população mundial, 30% desenvolve Artrite Psoriática.

A causa da Artrite Psoriática ainda não é totalmente conhecida. No entanto, a evidência científica aponta para que as suas causas estejam relacionadas com problemas genéticos, do sistema imunitário e do estilo de vida. A Artrite Psoriática afeta ambos os sexos de forma igual, mas é mais provável em pessoas entre os 30 e os 50 anos.

Infelizmente, ainda não existe um exame complementar de diagnóstico que permita confirmar que se está perante um caso de Artrite Psoriática. No entanto, se o seu médico desconfiar que os seus sintomas são compatíveis com Artrite Psoriática, pode solicitar uma ressonância magnética, raio-X, exame de sangue e exame físico, juntamente com uma série de perguntas, para tentar descartar outras doenças prováveis, como artrite reumatóide.


Cuidados e tratamento para a Artrite Psoriática

A Artrite Psoriática tem cura? Infelizmente a Artrite Psoriática é uma doença crónica e sem cura. No entanto, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a reduzir os sintomas.

Alguns medicamentos anti-inflamatórios aliviam a dor e reduzem a inflamação associadas à Artrite Psoriática, enquanto outros atuam sobre o sistema imunológico para diminuírem o impacto da doença nas articulações.12 Alguns procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de substituição da articulação, podem ser úteis em casos mais graves, mas também são mais invasivos para o doente.12 É importante discutir os tratamentos mais adequados com o seu médico, tendo em conta o tipo e gravidade da Artrite Psoriática.

Viver com Artrite Psoriática

Ter Artrite Psoriática pode ser difícil e incapacitante. É compreensível que a dor constante e a vergonha possam dar espaço para estados mais depressivos. Nesse sentido, consulte um profissional de saúde mental ou entre em contacto com um grupo de apoio para partilhar a sua experiência. Existem vários recursos à sua disposição, bem como outras pessoas com histórias semelhantes à sua que o poderão ajudar a enfrentar a doença com outro fôlego.

A sabedoria é a melhor maneira de enfrentar o desconhecido. Aprender mais sobre Artrite Psoriática pode ajudá-lo a controlar a doença. Preste atenção ao seu corpo, entenda as causas dos sintomas e previna-se para os manter afastados.

Perguntas para fazer ao médico sobre Artrite Psoriática

A lista abaixo inclui exemplos de perguntas para o ajudar a iniciar uma conversa com o seu médico. Podem surgir outras questões relevantes com base nos seus sintomas, estadio da doença ou historial clínico que não estejam aqui listadas.

  • O meu tipo de Artrite Psoriática afeta a frequência dos sintomas?
  • Qual é a probabilidade dos meus filhos desenvolverem Artrite Psoriática?
  • Quais os melhores tratamentos para mim?
  • Como posso diminuir a frequência dos sintomas?
  • Quanto tempo pode durar a remissão?
  • Como posso identificar aspetos da minha vida que precipitam os sintomas?
  • Alguns sintomas são mais propensos a voltar do que outros?
  • Qual a probabilidade de desenvolver outras doenças inflamatórias?
  • Que serviços de saúde mental existem?
  • Que tipos de complicações podem advir da Artrite Psoriática?

Janssen & Artrite Psoriática

A Janssen reconhece os efeitos debilitantes que doenças como a Psoríase e a Artrite Psoriática têm sobre os doentes e seus entes queridos. Nesse sentido, a nossa equipa dedica-se há mais de uma década à inovação no tratamento de doenças dermatológicas.13

Entendemos a importância de investigar várias opções terapêuticas para dar resposta às necessidades de cada doente. Através da ciência e investigação, continuaremos a expandir o nosso conhecimento sobre as causas subjacentes às doenças imunomediadas, como a Psoríase e a Artrite Psoriática.13

O nosso objetivo é promover a saúde da pele, identificando oportunidades para intervir precocemente, com vista ao tratamento e remissão destas doenças crónicas, tantas vezes debilitantes.

Glossário

  • Epiderme: a superfície da pele.
  • Dermatologia: o ramo da medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas da pele.
  • Terapêutica sistémica: terapêutica que atua em todo o corpo.
  • Terapêutica biológica: terapêutica derivada de proteínas com ação reguladora do sistema imunitário.
  • Esqueleto axial: Quando a PsA afeta a coluna.14
  • Uveíte: inflamação e dor no olho.

Associações de Doentes

Este website foi desenvolvido exclusivamente pela Janssen Pharmaceutica NV. As Associações de Doentes e as fontes listadas em baixo são meios de informação adicional e independente que lhe podem ser úteis. Os mesmos não estiveram envolvidos na criação deste website, nem têm qualquer responsabilidade em relação aos seus conteúdos.

Ir além das expectativas na PsA

A Janssen reconhece o elevado custo físico e emocional da Artrite Psoriática. Por isso, criámos um website com ferramentas úteis para o ajudar a controlar a doença.

EUROPSO

A EUROPSO é uma organização que congrega e dá voz aos doentes com Psoríase e Artrite Psoriática na Europa. A sua missão é aumentar a consciencialização para as necessidades psicossociais, médicas e financeiras destes doentes, e influenciar os processos de tomada de decisão política.

Bibliografia

National Psoriasis Foundation. About psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acedido em junho de 2020.
National Psoriasis Foundation. The immune system and psoriasis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/research/science-of-psoriasis/immune-system Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
WebMD. Dealing with psoriasis. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-pro... Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: symptoms. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/psoriasis/symptoms/ Acedido em junho de 2020.
Rendon A and Schäkel K. Int J Mol Sci. 2019 Mar; 20(6): 1475.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.
WebMD. What triggers a psoriasis flare up. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/psoriasis/qa/what-triggers-a-psoriasis-flareup Acedido em junho de 2020.
NHS. Psoriasis: causes. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/... Acedido em junho de 2020.
British Association of Dermatologists patient hub; Psoriasis: an overview. Disponível em: https://www.skinhealthinfo.org... Acedido em junho de 2020.
AAD. How long will I have to treat my psoriasis? Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/psoriasis/treatment/medications/how-long Acedido em junho de 2020.